top of page

Levantamento Topográfico

O que é e para que serve?

O levantamento topográfico é a medição e representação em planta ou carta de todas as características da superfície de um terreno. O levantamento pode ser de dois tipos: planimétrico e planialtimétrico.

O planimétrico leva em conta apenas as características em 2D do terreno, como divisas, muros e construções. É muito utilizado para processos de regularização imobiliária e aferição de área (para aferir se um terreno possui realmente a medida e área total que está descrita em matrícula, evitando, por exemplo, comprar/vender área que não existe, ou mesmo encontrar sobras de área).

O planialtimétrico é mais completo, pois leva em conta as características 2D e as 3D do terreno, detalhando ainda mais informações como árvores, vegetação em geral, relevo com curvas de nível, além das divisas, muros e construções. É muito utilizado na elaboração de projetos de novos empreendimentos, servindo como base para o trabalho de arquitetos e engenheiros, além de ser exigência de órgãos fiscalizadores para aprovação de projeto.

No meio rural o levantamento topográfico também é muito utilizado para o georreferenciamento de imóveis rurais (atendendo a legislação), além de projetos de sistematização, açudagem e estudo de área para instalação de silos e armazéns.

Qual a importância?

 

O levantamento só pode ser realizado por profissional habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), como o Engenheiro Agrônomo, Agrimensor, Engenheiro Civil e Arquiteto.

Esses profissionais formam empresas que possuem equipes especializadas equipadas com instrumentos de alta qualidade que representam o diferencial do serviço prestado.

© 2020 por Civile Engenharia.

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page